familia

familia
meu esposo Lucas, meu filho Luis, Eu, meu filho Luciano e minha neta Kerilin.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ajudar ou recuar? Eis a questão!




Ajudar ou recuar? Eis a questão!



Temos que cuidar com a ajuda que damos.

Nem sempre podemos nos dispor a ajudar as outras pessoas, mesmo esse ato sendo um ato de caridade.

Eu sei que falando desta maneira parece um pouco insensato, mas é a pura realidade, isso não quer dizer que não deva ajudar ninguém, porque ajudar primeiramente é nossa obrigação, mas há casos que devemos analisar para não cairmos em armadilhas.

Nestes meus mais de 30 anos prestados de ajuda particular as pessoas, isso é, milhares de pessoas já passaram por mim em busca de ajuda através de conselhos, isso não que eu tenha algum consultório ou trabalho neste sentido, apenas as pessoas começaram a me procurar para ouvi-las e lhes dar uma palavra amiga e minhas palavras lhes serviam muito, lhes ajudava nas suas diversas situações, nem mesmo eu sei como isso se espalhou por ai e inúmeras pessoas começaram a me procurar e eu me dispus a ouvi-las, a atendê-las, de repente, começaram a chegar cartas de todos os lados, pessoas vindo de longe só para falar comigo, eu comecei a não ter tempo nem de cuidar mais dos meus compromissos dos meus afazeres, já não tinha hora para atender as pessoas que me procuravam, era de manhã bem cedinho, à tarde, a noite, chegou um tempo que de manhã já havia inúmeras pessoas no meu portão e eu ficava o dia inteiro e parte da noite só ouvindo, aconselhando e por seus próprios pedidos lhes fazendo orações, isso lhes fazia muito bem, e não posso negar que ajudar essas pessoas também  me fazia muito bem, vinham muitas vezes famílias inteiras para eu reconciliá-las, através de minhas palavras, não sei como mas as palavras brotavam de minha boca com uma facilidade enorme, exatamente da maneira que era necessário, eu mesma ficava admirada, como até hoje acontece, foi assim por mais de 20 anos, só que ai eu é que me esgotei de cansaço, então precisei começar a atender as pessoas só com hora marcada, e assim foi muitos outros anos, hoje já não atendo mais, apenas as pessoas que vem aqui para rezar, minhas filhas adotivas é que lhes atende ou elas entram na capela e fazem suas orações conforme suas necessidades, muito raramente eu as atendo, por causa de minha saúde atual. Bom essa parte de minha vida estou contando apenas para esclarecer o porquê estou dizendo que nem sempre se é possível aconselhar, porque há muitas pessoas que mentem e criam armadilhas e se não soubermos distinguir o certo do errado, o que graças a Deus Ele me deu a compreensão, bem continuando eu já ouvi de quase tudo e já vi muitas coisas em relação ao nosso assunto desta matéria.

Ouvi muitos relatos de pessoas que caíram em uma vil conversa fiada e por isso se deram extremamente mal, muitos casamentos foram desfeitos por causa disso, muitos pessoas acabaram por entrar em depressão, teve até quem tirou a própria vida por causa disso, vou lhes contar sobre o que estou falando.

Há pessoas que chega até a outra com má intenção, trama como vai fazer para “pegar” a tal pessoa, então a primeira coisa é fazer-se de pobre coitado (a) de vitima, e lamentar sua má sorte com a namorada (o) ou de sua esposa (o), começa a querer conselhos sobre isso, diz estar desiludido, triste, começa a chorar sua falta de sorte, diz que só ela a pessoa lhe compreende, lhe ouve, passa um dia, nova choradeira, tudo novamente, há pessoas que investe varias vezes da mesma forma, até que um dia mostra suas garras com elogios, ou começa a dar presentes, ou se diz apaixonado, diz que vai largar a outra pessoa, que não dá mais certo, que é com ela que quer ficar, e encontra com sua lábia de mau caráter, mil defeitos na outra e mil qualidades na pessoa, então aquela pessoa que começou a ouvir e aconselhar sem prestar atenção no embuste, acaba caindo nas garras desta pessoa sem escrúpulos, muitas se entregam de corpo e alma, se apaixonam e quando isso acontece então à pessoa que armou a armadilha lhe da um fora, ai começa a achar defeitos nela, ate lhe jogar pra escanteio fazendo-a sofrer muito, então volta pra pessoa anterior ou faz outra vitima.

A pessoa desiludida, muitas vezes acaba deixando a família, o namorado, muitas vezes até os filhos para se aventurar em algo que não passa de uma ilusão, uma mentira.

Infelizmente ainda hoje vejo esta situação se repetir com pessoas até próximas, ao qual já foi alertado inúmeras vezes desta armadilha, mas abandonando tudo preferiram se aventurar por esse caminho sem futuro, acabando por se tornar motivo de falatório e se tornando a outra, infelizmente um desses casos que estou citando, é atual, a pessoa se deixou enganar por pura burrice, agora ele, esta sempre junto da ex, segundo sei diz a outros que esta com ela só para passar tempo, que quer voltar e viver com a pessoa anterior, ela só para não admitir seu erro, acaba comprando ele com presentes, todo mundo já comenta que ele não esta nem ai para ela, mas que é ela que vive indo atrás e agarrando ele, até para a própria pessoa anterior diz-se que já falou que quer voltar, ela na verdade já viu sua burrice e agora quer procurar consolo em outro ombro e só se da mal, com isso acabou perdendo seus afetos familiares e amigos, porque ninguém mais procura sua companhia.

Há outros casos acontecendo, aqui por perto, mas sei que deve haver inúmeros acontecendo por ai, por isso aqui fica meu alerta, cuidado com quem você ajuda, ou você é capaz de ajudar sem se envolver ou caia fora e não ouça quem se faz de vitima, seja esperto e fale a verdade, que você não se interessa por tal assunto nem por tal pessoa, mas diga especialmente para você mesmo isso, por acaso já ouviu falar que água mole em pedra dura tanto batem até que fura, então saiba cair fora.

Este é apenas um exemplo.

Há muitas outras formas, citarei mais um exemplo, agora de pessoas que gosta de pôr o peso em suas costas, achando que porque você é capaz de aconselhar tem a obrigação de resolver tudo.

Muitos também é o caso que eu mesma atendi onde as pessoas queriam me fazer prisioneira de seus problemas, achando que assim se livrariam e eu carregaria todo o peso sozinha, no inicio eu, inexperiente, me sentia na obrigação de resolver tudo e passava noites me consumindo com os problemas alheios, até encontrar uma solução adequada, quando  o problemanão tinha solução, isso é, não acontecia da melhor maneira a solução por depender de outros, eu me consumia de angustia, enquanto o autor do fato não estava nem ai, não se movimentava para nada, parecia uma múmia esperando ser arrancada do seu tumulo.

Mas a própria vida me ensinou que isso não é certo, que se tem que ter limite para tudo, então, resolvi começar ensinar a pessoa a pescar e não lhe dar o peixe de mãos beijadas como fazia, aprendi que cada um tem que saber resolver seu próprio problema, que se pode ajudar, mas nunca tomar sobre os ombros o compromisso de resolver aquilo que outro tem de resolver.

Outra coisa que tive que aprender é que se aconselhar alguém e esse não quiserem seguir a sua ajuda e se afundar por si só, não devemos nos corroer de remorsos, a não ser que a pessoa caia por nossa culpa, a responsabilidade é só dela, se ensinamos o que é certo e ela por negligencia ou preguiça de fazer o que é certo acaba se afundando em um mar de ondas bravias, a responsabilidade de sua queda é exclusivamente dela.

Quando ver que sua ajuda é apropriada a alguém, que se é capaz de ajudar sem se envolver, sem se sentir aprisionado, sem se sentir responsável, ou culpado se sua ajuda não sair como esperava, então a faça, do contrario restrinja-se a cuidar da própria vida sem jogar seus problemas em cima de ninguém que já faz muito bem ao seu próximo.



Cuide-se e analise o que fizer, nem tudo que brilha, é luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário